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domingo, 1 de outubro de 2017
terça-feira, 26 de setembro de 2017
FORMAS DE BANHOS E SUAS UTILIDADES
BANHOS
As principais finalidades do banho de ervas são: imantação, reenergização e harmonização.
Após o banho de sal grosso é indicado o banho de ervas, que
imanta a aura do paciente de energias positivas.
Como foi dito pelos pretos-velhos, não existe a melhor erva para se tomar banho,
mas sim a erva apropriada para cada caso.
Preparação
Colocar a planta ou flor (no caso da rosa branca) que será
utilizada na panela para ferver. Ela deve ser fervida junto com a água.
OUTRA FORMA É MACERANDO AS PLANTAS EM UM BALDE OU BACIA COM
ÁGUA A TEMPERATURA AMBIENTE PARA ERVAS VERDES COMO SERÁ EXPLICADO NO DECORRER
DO TEXTO.
É importante que a panela esteja tampada. Se ela ficar
destampada, alguns elementos importantes volatilizam e se perdem.
Essa forma de preparo libera os óleos essenciais, sendo
diferente da preparação de chá por infusão, onde se ferve a água e depois se
coloca a planta. Não confundam!!
Para arruda, guiné e manjericão basta utilizar um
galho da planta.
No caso da rosa branca deve-se utilizar três rosas. NÃO
UTILIZAR OS GALHOS, somente a flor. Não é necessário tirar pétala por pétala.
As plantas TÊM QUE SER FRESCAS. Não adianta comprar ervas secas
ou armazená-las secas. As plantas secas servem para o preparo de chá, contudo,
não servem para os banhos.
Esperar a água chegar a uma temperatura agradável para tomar
o banho e cuidado para não se queimar!
O Banho
O modo do banho vai depender da planta
– Rosa Branca – Deve-se tomar o banho de sal grosso e logo
após tomar o banho de rosa branca. Pode-se molhar a cabeça com o preparado
extraído da rosa branca.
– Arruda e Guiné – Quando se toma banho dessas duas
plantas não é necessário o banho de sal grosso. Como será visto, elas têm a
propriedade de transmutar as energias, ou seja, elas absorvem as energias
negativas e imantam de energia positiva. O banho de arruda e guiné deve ser
tomado do ombro para baixo. NÃO MOLHAR A CABEÇA.
– Manjericão – O Banho de Manjericão deve ser tomado
após o banho de sal grosso e, de forma análoga ao banho de arruda e guiné, só
deve ser tomado dos ombros para baixo.
O Banho de Arruda
Os óleos essenciais liberados pela arruda durante a
preparação do banho liberam um odor que “incomoda” os obsessores. Além de
limpar e imantar a aura ela também ajuda o paciente a se desvencilhar
“temporariamente” do obsessor. A permanência desse afastamento vai depender
muito mais do padrão vibratório do que dos banhos tomados.
Lembrem-se, os banhos são ferramentas de auxílio, não são a
solução dos problemas espirituais. O banho de arruda tem três funções
principais: Limpeza, Vitalização e Afastamento de Obsessores.
O Banho de Guiné
O banho de guiné é mais potente que a Arruda no sentido de
transmutar as energias negativas em positivas. As duas plantas alcançam o seu
objetivo, ou seja, trazem o benefício ao paciente, contudo, a guiné possui
elementos mais concentrados para esse tipo de serviço.
O Banho de Rosa Branca
A principal função do banho de rosas brancas é a
vitalização.
Esse banho é uma benção!!!
Lembrem-se que o banho de rosa branca é o único citado nesse
artigo que permite molhar a cabeça.
O Banho de Manjericão
O manjericão é uma erva poderosíssima para
vitalização, tanto que na Umbanda ela é utilizada para vitalizar as guias dos
médiuns (aqueles “colares” que os irmãos da Umbanda utilizam).
Conclusão
Todos os banhos que vimos trazem benefícios, por isso não
fique preocupado com qual planta deve ser utilizada. Acredite na sua intuição
na hora de comprar e abra seu coração para esse maravilhoso arsenal de energias
doadas pela natureza.
A dúvida para escolher a melhor planta e o pensamento fixo
em encontrar “a melhor” erva para o seu caso pode atrapalhar todo o tratamento.
Como comprar as ervas e o Sal Grosso
O sal grosso vendido normalmente nas lojas possui
anti-umidificante. Essas substâncias tornam o sal menos puro, contudo, não
invalidam o tratamento.
Casas de artigos religiosos, principalmente de Umbanda,
vendem um sal menos modificado, que vem em pedras maiores.
As ervas devem ser frescas! Não adianta utilizar ervas
secas!
Banhos com cristais
Coloque cristais na banheira ou num recipiente com água que
será jogada no corpo após o banho de chuveiro.
Cristais brancos – captam energia cósmica,
proporcionando tranqüilidade, paz e harmonia.
Quartzos Rosas – Despertam o afeto puro, trazem paz e
tranqüilidade.
Quartzos Verdes – Cuidam da saúde física e emocional.
Esmeraldas – Prosperidade aumenta os poderes mentais e
a sensitividade.
Âmbar – Embora não seja uma pedra, e sim uma resina
vegetal, o âmbar é protetor e poderoso contra magia. Realça a beleza e a atração
em geral.
Citrino – Evita pesadelos
Pedra-da-Lua – Numa noite de lua cheia, atrai o amor.
Pode ser misturada a um pedaço de âmbar e/ou pétalas de rosas vermelhas.
Rodocrosita – Reconforta, retira as tensões, atrai o
amor, proporciona um sono calmo e relaxante.
Hawlita branca – Revigora depois de um dia exaustivo de
trabalho.
Ametista – Acalma os medos, protege contra assaltos,
aumenta a esperança, afasta vícios, desenvolve o chakra frontal.
Banho de ervas:
As ervas secas devem ser usadas em infusão. As verdes devem
ser maceradas na água fria. É sempre preferível usar as ervas frescas:
Alecrim – Tranquilizante é um banho
purificador. Pode ser aspergido na casa para limpeza.
Angélica – As flores de Angélica, se misturadas a
algumas folhas de coentro e umas gotinhas de almíscar atraem o sexo masculino.
Tome-o no quinto dia da lua crescente.
Jasmim – As flores podem ser misturadas com
pétalas de rosas vermelhas e um pedaço de âmbar para atrair o sexo masculino.
Sálvia – Atrai bons pensamentos; deve ser tomado
no primeiro dia da lua crescente.
Alfavaca – Atrai bons fluidos e desperta a
sensualidade.
Laranja da Terra, Canela em pau e Pétalas de Girassol: no
último dia da lua nova, atrai prosperidade.
Cipó Caboclo, Folhas de Jenipapo. Um Quartzo Rosa e uma
Granada (pedra): potencializador masculino.
Elevante – Manjericão e uma Ametista–
eleva a espiritualidade.
Boldo, Colônia e macaçá – afasta energias
negativas. Tome-o no segundo dia da lua minguante.
Banho de Sal Grosso – Também afasta a negatividade, mas
não ferva o sal. Não é inconveniente tomar banho de sal grosso da cabeça aos
pés como muitos dizem, afinal quando vamos à praia mergulhamos de cabeça na
água do mar, onde se concentra a maior quantidade de sal, apenas deve
precaver-se da ação da salina no corpo durante muito tempo, para que se evite
cansaço e incômodo. Portanto é recomendável que cerca de quatro horas após o
banho de sal grosso, tomar um outro de água pura.
Alfazema, Lavanda, Camomila, Jasmim,
Angélica ou Erva-Doce – recurso
usado quando o corpo está muito agitado, para acalmar.
sexta-feira, 22 de setembro de 2017
UMBANDA!!!
O SURGIMENTO DA UMBANDA
Foi na primeira década do século
XX que se teve as primeiras notícias sobre as casas dessa religião genuinamente
brasileira que consegue agregar elementos das três religiões da nossa matriz
étnica: do índio, traz o culto aos caboclos e aos espíritos dos antepassados;
dos africanos, o culto aos orixás, aos ancestrais; do europeu, a presença do
espiritismo como meio de comunicação com os mortos. Dessa síntese, tem-se os
primeiros cultos da Umbanda. Uma religião que traz uma mistura de outras
religiões, um pouco de cada coisa, como atesta Prandi (1991, p. 49): A Umbanda
que nasce retrabalha os elementos religiosos incorporados à cultura brasileira
por um estamento negro que se dilui e se mistura no refazimento de classes numa
cidade que, capital federal, é branca, mesmo quando proletária, culturalmente
européia, que valoriza a organização burocrática da qual vive boa parte da
população residente, que premia o conhecimento pelo aprendizado escolar em
detrimento da tradição oral, e que já aceitou o Kardecismo como religião, pelo
menos entre setores importante fora da igreja católica. Ainda segundo o autor,
foi no Rio de Janeiro que surgiu o primeiro centro de umbanda:
É no Rio de Janeiro, meados de
1920, que é fundado o primeiro centro de umbanda, que teria sido como
dissidência de um Kardecismo que rejeitava a presença de guias negros e
caboclos, considerados pelos kardecistas mais ortodoxos como espíritos
inferiores (PRANDI, 1991, p. 50). A Umbanda relaciona-se assim, desde o início,
a práticas religiosas de diversas origens, incluindo o espiritismo Kardecista
de origem europeia que, ao chegar ao Brasil, acabou se envolvendo com as
religiões afro-brasileiras a ponto de se confundir com as 34 mesmas. Como
afirma Berkenbrock (1997, p. 143) “O espiritismo tanto influenciou em muitos
aspectos as religiões afro-brasileiras, como também estas influenciaram
fortemente o espiritismo praticado no Brasil”.
O SIGNIFICADO DE FÉ
O SIGNIFICADO DE FÉ
Fé é uma palavra que significa "confiança", "crença", "credibilidade".
A fé é um sentimento de crença em algo ou
alguém, ainda que não haja nenhum tipo de evidência que comprove a veracidade
da proposição em causa.
Ter fé implica uma atitude contrária à dúvida e está
intimamente ligada à confiança. Em algumas situações, como problemas emocionais
ou físicos, ter fé significa ter esperança de algo vai mudar de forma positiva,
para melhor.
De acordo com a etimologia, a palavra fé tem origem no
Grego "pistia" que indica a noção de
acreditar e no Latim "fides",
que remete para uma atitude de fidelidade.
No contexto religioso, a fé é uma virtude daqueles que
aceitam como verdade absoluta os princípios difundidos por sua religião. Ter fé
em Deus é acreditar na sua existência e na sua onisciência. A fé é também sinônimo
de religião ou culto.
Na Bíblia uma das frases sobre o tema afirma que
"a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas
que não se vêem". (Hebreus 11:1)
terça-feira, 19 de setembro de 2017
sexta-feira, 15 de setembro de 2017
sexta-feira, 8 de setembro de 2017
UMA BREVE APRESENTAÇÃO SOBRE A ORIGEM DA UMBANDA!!!
A HISTÓRIA DA UMBANDA
A Umbanda é uma religião brasileira que
sintetiza vários elementos das religiões africanas e cristãs, porém sem ser
definida por eles. Formada no
início do século XX no sudeste do Brasil
a partir da síntese com movimentos religiosos como o Candomblé, o Catolicismo e o Espiritismo. É considerada uma
"religião brasileira por excelência" com um sincretismo que combina o
Catolicismo, a tradição dos orixás africanos e os
espíritos de origem indígena.
No Brasil, o Rio Grande do Sul tem a maior
proporção nacional de adeptos da umbanda e do candomblé: 1,47%, quase cinco
vezes o percentual do estado da Bahia.
O dia 15 de novembro, já considerado
pelos adeptos como a data do surgimento da umbanda, foi oficializado no Brasil
em 18 de maio de 2012 pela Lei 12.644.
Em 8 de novembro de 2016 após estudos do Instituto Rio Patrimônio da
Humanidade (IRPH), a Umbanda foi
incluída na lista de patrimônios imateriais, por meio de decreto.
É uma religião heterodoxa
brasileira, cuja evolução do polissincretismo religioso existente no Brasil foi resultado de
motivações diversas, inclusive de ordem social, que originaram um culto à
feição e moda do país.
O vocábulo é oriundo da língua quimbundo, de Angola, e significa arte de curar, segundo a Gramática de Kimbundo, do
Professor José L. Quintão, citada na obra O
que é a Umbanda, de Armando Cavalcanti Bandeira, editora Eco, 1970. Já os autores de vertente esotérica fazem alusão ao
sânscrito a partir da junção dos termos Aum e Bandha,
o elo entre os planos divino e terreno. A palavra mântrica Aumbandhan teria sido passada de boca a ouvido e
chegado até nós como A Umbanda.
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