sexta-feira, 22 de setembro de 2017

UMBANDA!!!

O SURGIMENTO DA UMBANDA


Foi na primeira década do século XX que se teve as primeiras notícias sobre as casas dessa religião genuinamente brasileira que consegue agregar elementos das três religiões da nossa matriz étnica: do índio, traz o culto aos caboclos e aos espíritos dos antepassados; dos africanos, o culto aos orixás, aos ancestrais; do europeu, a presença do espiritismo como meio de comunicação com os mortos. Dessa síntese, tem-se os primeiros cultos da Umbanda. Uma religião que traz uma mistura de outras religiões, um pouco de cada coisa, como atesta Prandi (1991, p. 49): A Umbanda que nasce retrabalha os elementos religiosos incorporados à cultura brasileira por um estamento negro que se dilui e se mistura no refazimento de classes numa cidade que, capital federal, é branca, mesmo quando proletária, culturalmente européia, que valoriza a organização burocrática da qual vive boa parte da população residente, que premia o conhecimento pelo aprendizado escolar em detrimento da tradição oral, e que já aceitou o Kardecismo como religião, pelo menos entre setores importante fora da igreja católica. Ainda segundo o autor, foi no Rio de Janeiro que surgiu o primeiro centro de umbanda:

É no Rio de Janeiro, meados de 1920, que é fundado o primeiro centro de umbanda, que teria sido como dissidência de um Kardecismo que rejeitava a presença de guias negros e caboclos, considerados pelos kardecistas mais ortodoxos como espíritos inferiores (PRANDI, 1991, p. 50). A Umbanda relaciona-se assim, desde o início, a práticas religiosas de diversas origens, incluindo o espiritismo Kardecista de origem europeia que, ao chegar ao Brasil, acabou se envolvendo com as religiões afro-brasileiras a ponto de se confundir com as 34 mesmas. Como afirma Berkenbrock (1997, p. 143) “O espiritismo tanto influenciou em muitos aspectos as religiões afro-brasileiras, como também estas influenciaram fortemente o espiritismo praticado no Brasil”.

O SIGNIFICADO DE FÉ

O SIGNIFICADO DE FÉ

 é uma palavra que significa "confiança""crença""credibilidade". A fé é um sentimento de crença em algo ou alguém, ainda que não haja nenhum tipo de evidência que comprove a veracidade da proposição em causa.

Ter fé implica uma atitude contrária à dúvida e está intimamente ligada à confiança. Em algumas situações, como problemas emocionais ou físicos, ter fé significa ter esperança de algo vai mudar de forma positiva, para melhor.
De acordo com a etimologia, a palavra fé tem origem no Grego "pistia" que indica a noção de acreditar e no Latim "fides", que remete para uma atitude de fidelidade.

No contexto religioso, a fé é uma virtude daqueles que aceitam como verdade absoluta os princípios difundidos por sua religião. Ter fé em Deus é acreditar na sua existência e na sua onisciência. A fé é também sinônimo de religião ou culto.
Na Bíblia uma das frases sobre o tema afirma que "a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que não se vêem". (Hebreus 11:1)


VOCÊ SABE O QUE É SINASTRIA!!!

  O sucesso e a felicidade de cada um de nós estão intimamente atrelados à nossa capacidade de conviver harmoniosamente com nossos semelhant...